Se Tocar Para Prevenir

Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramente de empoderamento da mulher frente a própria saúde. Embora o autoexame não seja suficiente para a detecção precoce de doença, ele é importante para o conhecimento da própria anatomia mamária e ajuda a perceber se há alterações na mama. Por isso…

Leia mais

OUTUBRO ROSA

O movimento internacional conhecido como Outubro Rosa é comemorando em todo o mundo durante este mês. o nome remete a cor do laço rosa que, simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. A história do Outubro Rosa remonta a ultima década do século 20, quando…

Leia mais

Psiquiatra do IOP no Jornal do Tocantins

  A Drª Verônica Leite, psiquiatra do Hospital IOP, conversou com o pessoal do Jornal do Tocantins para a matéria “Sem Tabu, Suicídio vira tema de debates”, que fala da Campanha Setembro Amarelo. A matéria foi publicada no caderno desse domingo, dia 17 de setembro. A Drª fala ao jornal sobre a importância da campanha…

Leia mais

A importância da saúde mental

Tal como o coração, o cérebro também precisa de atenção e cuidados para se ter uma vida saudável, pois o estado de saúde mental depende do estado biológico corporal e cerebral. No dicionário médico Medilexicon, saúde mental é “emocional, comportamental, e maturidade social ou normalidade; a ausência de um transtorno mental ou comportamental; um estado…

Leia mais

Saúde mental é saúde pública

A Campanha Setembro Amarelo a busca falar da realidade do suicídio que é pouco discutido no Brasil, mas que preocupa os especialistas pois é um quadro que vem crescendo ao longo dos anos no país. De acordo com um estudo da Unicamp, 17% das pessoas já pensaram seriamente em pôr fim à própria vida: 4,8%…

Leia mais

Palavras do Paciente

A administradora Mariana Cabral é paciente do IOP à mais de 10 anos, e nos contou suas experiências recentes com o hospital, onde elogiou muito o trabalho que vem sendo desenvolvido pela nossa equipe, que busca sempre agilidade no atendimento e o conforto aos seus pacientes. Veja o que ela nos disse: “Recentemente fui surpreendida…

Leia mais

Dormir mal pode aumentar o risco de ter Alzheimer, diz estudo

Dormir não tem contraindicações, muito pelo contrário: melhora a disposição, asaúde do coração, entre muitos outros problemas. E agora, os cientistas podem incluir nessa lista a redução das chances de ter Alzheimer, graças a um estudo apresentado na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer, conduzido na Universidade da Califórnia, em Berkeley (Estados Unidos). Para chegar…

Leia mais

Como se Prevenir do Câncer de Mama

A prevenção do câncer de mama pode ser dividida em três partes: Prevenção primária – Tudo aquilo que pode ser feito para evitar a ocorrência do câncer. Prevenção secundária – Diagnóstico precoce e prevenção da recidiva. Prevenção terciária – Medidas para minimizar o impacto da doença já estabelecida, na qualidade de vida das pessoas. Prevenção…

Leia mais

Cirurgia com célula tronco pode curar cegueira da idade

LONDRES — Médicos britânicos estão desenvolvendo uma técnica inovadora que pode levar à cura para a forma mais comum de cegueira. Especialistas têm saudado o tratamento como “um grande passo” no combate à degeneração macular relacionada à idade (DMRI). A cirurgia implanta uma espécie de curativo com células tronco embrionárias. O primeiro procedimento, feito com…

Leia mais

Dia da Árvore é comemorado com plantação de mudas

Desde de 2011, os funcionários da IOP comemoram o dia da árvore com plantação de mudas na praça localizada ao lado do prédio da clínica. Esse ano participaram 27 colaboradores e foram plantadas mais de 40 mudas de árvores no último sábado, 19, principalmente frutíferas como mangueira e tamarindeira. “Começamos inspirados por outras iniciativas semelhantes…

Leia mais

5 alimentos para combater a depressão

A alimentação pode ajudar a produzir mais serotonina, aumentando o bom humor e ajudando no combate da depressão, entretanto, vale lembrar que ela não substitui o tratamento da doença, com a intervenção medicamentosa e terapia. “Para a produção cerebral da serotonina há necessidade de “matérias primas” (chamadas de cofatores) fundamentais para sua síntese, como exemplos:…

Leia mais

Bebês prematuros pedem cuidados especiais

Uma gestação normal dura entre 37 e 42 semanas. Entretanto, vários fatores podem anteceder o nascimento do bebê, como idade da mãe, hipertensão arterial, diabetes, infecção urinária durante a gravidez, má formação do feto e parto cesariana. Segundo o pediatra Sylvio Barros, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria, a criança que nasce antes da hora…

Leia mais

Conheça a Tendinite

A tendinite ou tenossinovite é uma inflamação na Bainha do tendão ( Fina camada que envolve e lubrifica o tendão) que pode ser causado por um esforço repetido ou por uma doença. O trauma local também pode provocar tendinite. Os principais sintomas são: Dor edema, Hiperemia (vermelhidão) e algumas vezes pode surgir crepitação ( ao…

Leia mais

Dor no Ombro em Atletas

O ortopedista é comumente procurado para avaliar lesões no ombro, abaixo algumas considerações sobre as origens das lesões no ombro de atletas. O ortopedista que cuida do ombro e algumas vezes conhecido como médico de ombro, porém o especialista em ombro em geral cuida também do cotovelo. O ombro é uma articulação complexa, com um…

Leia mais

Informações sobre artrose e alimentação

A osteoartrite ( ou simplesmente artrite) é uma doença degenerativa causada pelo uso e desgaste da articulação. Tal desgaste pode ser natural pelo uso, idade e sobrepeso ( ARTROSE PRIMÁRIA ) ou ainda por traumas e lesões ( ARTROSE SECUNDÁRIA ). O seu tratamento pode ser medicamentoso, cirurgico ou ainda não-medicamentoso ( fisioterapia e exercícios…

Leia mais

Evitando a hernia de disco

Muitas vezes, a alegria e o bem-estar proporcionados pela CORRIDA podem sem prejudicados por um fator que está ou esteve presente na vida da maioria das pessoas: dor nas costas. As dores nas costas, principalmente na região lombar (porção final da coluna), são muito comuns seja na presença da ATIVIDADE FÍSICA ou não. Porém, a grande…

Leia mais

Polimialgia Reumatica e Artrite Temporal

O que é Polimialgia Reumática? Polimialgia Reumática (PMR) é uma doença que acomete pessoas acima de 50 anos, mulheres são afetas com maior freqüência que homens, causando rigidez e dor caracteristicamente em pescoço, ombros e quadris por pelo menos 4 semanas. As dores musculares podem se manifestar associadas com fadiga, perda de peso, febre baixa…

Leia mais

A Doença Reumática

A Reumatologia é uma especialidade que estuda um grande número de diferentes doenças que tem em comum o comprometimento do aparelho músculo-esquelético, ou seja, ossos, cartilagem, estruturas peri-articulares (localizadas próximas às articulações, tendões, ligamentos, fáscias, etc.) e/ou de músculos e também as doenças do tecido conjuntivo. Logo, embora o termo reumatismo, consagrado, não é suficientemente…

Leia mais

5 dicas para alcançar a postura correta

A postura correta é importante para evitar a dor nas costas, lesões na coluna, diminuir a gordura localizada e aumentar a autoestima. As 5 dicas para alcançar a postura corporal correta são: Evite trabalhar com o tronco inclinado para frente. Sempre que estiver sentado, encostar totalmente as costas na cadeira e manter os dois pés…

Leia mais

Como manter a postura correta no computador

Manter uma postura correta no pc é fundamental para evitar problemas de saúde como contraturas musculares, dores nas costas e a tendinite, por exemplo. Para ter uma postura correta no pc deve-se: Sentar-se numa cadeira confotável, que apoie completamente as costas. Se não houver um apoio próprio da cadeira, enrole uma toalha de rosto e…

Leia mais

Tratamento para artrite

Conheça todas as formas de tratamento para artrite. A artrite é uma doença autoimune que provoca sintomas desagradáveis e que não tem cura, mas cujo tratamento pode ajudar a combater o desconforto que a doença provoca. O tratamento para artrite reumatoide pode ser: Natural; Medicamentoso; Fisioterapêutico; Homeopático; Alternativo ou Cirúrgico. Além disso, é necessário educar…

Leia mais

Lúpus: A doença auto imune

O Lúpus é uma doença auto imune que afeta vários órgãos e sistemas do corpo. Nela, os anticorpos, que deveriam combater doenças, atacam as próprias células do corpo e isso pode trazer sérias complicações. Mas, apesar disso, quando o indivíduo é devidamente tratado, pode levar uma vida normal. A doença é mais comum em mulheres, tem…

Leia mais

Como tratar a cifose

Para tratar a cifose, pode ser necessário fazer sessões de fisioterapia, usar colchões mais firmes ou palmilhas no sapato e, em alguns casos, fazer uma cirurgia para corrigir a coluna pode ser a única solução para curar definitivamente a cifose. A cifose dorsal, também conhecida por cifose torácica, é um desvio na coluna, que leva…

Leia mais

Como é a vida após uma amputação

Após a amputação de um membro o paciente passa por uma fase de recuperação que inclui tratamentos ao coto, sessões de fisioterapia e acompanhamento psicológico, para adaptar-se o melhor possível à nova condição e encontrar formas eficazes de superar as alterações e limitações que a amputação provocou. Geralmente, a amputação de um membro altera a…

Leia mais

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já…

Leia mais

29 de setembro, dia mundial do coração

Esse ano a Sociedade Brasileira de Cardiologia adotou o tema: “Amor pela vida é… cuidar do seu coração!”. O dia é comemorado mundialmente hoje, 29 de setembro. As doenças cardiovasculares (DCV) afectam anualmente, no Brasil, cerca de 17,1 milhões de vidas. Registramos no país mais de 300 mil mortes por ano decorrentes dessas doenças, que…

Leia mais

19 de setembro, dia do ortopedista

Como a maioria das profissões da área da saúde, a Ortopedia também tem o seu merecido dia, 19 de setembro. A data faz referência à Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, fundada neste dia, no ano de 1935. Os milhares de ortopedistas que atuam no Brasil surgem para melhorar a qualidade de vida das pessoas, buscando desenvolver técnicas…

Leia mais

10 hábitos que ajudam a emagrecer

A obesidade é complexa e multifatorial, sendo decorrente da interação de genes, ambiente, estilo de vida e fatores emocionais. Apesar de todos os elementos apontados, é consenso que ao se tornar negativo o balanço energético – que nada mais é que consumo energético menos gasto energético – o efeito observado é a redução da massa…

Leia mais

Raio-X Digital

O IOP conta com 2 equipamentos de raios-x DR (Digital Radiography), que oferecem maior qualidade e agilidade no diagnóstico, além de controle de exposição do paciente à radiação. O DR (Digital Radiography) é uma forma de digitalização direta que permite a obtenção da imagem digital “pura” instantaneamente em um receptor, sem necessidade de manusear filmes,…

Leia mais

Hospital IOP atende com novas especialidades

A partir desta semana o Hospital IOP conta com novos especialistas em sua equipe médica, aumentando ainda mais sua capacidade de atendimento e compromisso em oferecer um serviço diversificado e com qualidade a seus clientes. Os especialistas são a reumatologista Eridan Costa de Souza Alves, o pediatra André Pansutti, a psiquiatra Verônica da Silva Leite,…

Leia mais

Domingo de festa para a família IOP

Um almoço, em um restaurante no centro de Palmas, marcou neste domingo, 15, as comemorações de fim de ano entre colaboradores e diretores do IOP – Instituto Ortopédico de Palmas. Além de se deliciar com um cardápio variado, secretárias, recepcionistas, médicos, enfermeiros, técnicos e funcionários do administrativo ganharam brindes, kits de perfumaria e cosmético. Durante…

Leia mais

IOP leva alegria para crianças do Lar Batista

Os diretores e colaboradores do IOP – Instituto Ortopédico de Palmas promoveram neste sábado, 14, uma manhã muito especial para as 30 crianças e adolescentes, com idades entre três e 17 anos, que vivem no Lar Batista Francisco Fulgêncio Soren, em Luzimangues, Porto Nacional. A ação fez parte do Natal Solidário, um projeto desenvolvido há…

Leia mais

Nota de Esclarecimento

O IOP – Instituto Ortopédico de Palmas esclarece a população tocantinense que mantém, normalmente, o atendimento pelo convênio Unimed, disponibilizando aos pacientes serviços como: – consultas ortopédicas; – exames radiológicos; – densitometria óssea; – exames laboratoriais; – exames por imagem. Apenas o CEACOP – CENTRO ESPECIALIZADO EM ANESTESIA E CIRURGIA ORTOPÉDICA DE PALMAS, empresa parceira,…

Leia mais

Fundação Pró-Tocantins firma convênio com Hospital Ortopédico do Tocantins – IOP

Visando ampliar ainda mais o atendimento de saúde para os usuários do FA-Saúde, a Fundação Pró-Tocantins celebrou dia 22 de novembro, na sede da instituição, contrato de prestação de serviços médicos e hospitalares com o Hospital Ortopédico do Tocantins – IOP. O evento contou com a presença do diretor-presidente da Fundação Pró-Tocantins, Cel PMTO Glauber…

Leia mais

IOP adere a Campanha Outubro Rosa

Durante o mês de outubro parte do IOP – Instituto Ortopédico de Palmas estará de rosa para sensibilizar a população sobre a prevenção do câncer de mama. Anualmente é feita uma mobilização mundial durante o mês de outubro e para chamar atenção da sociedade a proposta é a de que todas as mulheres façam a…

Leia mais

IOP na Campanha Nacional de Trânsito

O IOP – Instituto Ortopédico de Palmas, preocupado com o crescente índice de acidentes de trânsito na capital, tomou a iniciativa de participar, efetivamente, das ações de promoção à conscientização de pedestres e condutores. Desde a última quarta-feira, 25, faixas educativas alertam motoristas sobre o risco da irresponsabilidade ao volante. Um carro, retratando um caso…

Leia mais

Orientações para prevenir a Osteoporose

MOVIMENTAR-SE EM PROL DA VIDA. Osteoporose é um mal sem sintomas veja como simples ações podem ajudar a prevenir. Os portadores também podem maximizar o tratamento e ter uma melhora na qualidade de vida com pequenas atitudes, para isso o IOP preparou esta matéria que vai te dar várias. A osteoporose só pode ser identificada…

Leia mais

Administradora do IOP é certificada pela FGV

A administradora do IOP – Instituto Ortopédico de Palmas, Glaucia Evangelista de Sousa, recebeu nesta terça-feira, 27, o certificado do MBA em Gestão Empresarial oferecido pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. O curso, de um ano e meio, discutiu as novas tecnologias da administração e os desafios do mercado que não para de se desenvolver.…

Leia mais

10 dicas para não sentir dor nas costas

Sete em cada dez brasileiros sofrem com dor na coluna. As dores nas costas são, sem dúvida, a grande razão das principais queixas relacionadas à dor de muitas pessoas em todo mundo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% das pessoas no mundo sofrem, ou sofrerão ao longo da vida, com algum tipo…

Leia mais

Saiba mais sobre quando o trabalho afeta a Saúde.

O trabalho é também uma questão de realização pessoal, ou seja, de encontrar prazer naquilo que você realiza. porém, dependendo da ocupação, alguns prejuízos para o corpo podem ocorrer ao longo dos anos. Sintomas como dores em articulações, sensação de cansaço ou inchaço nos músculos são indícios de que você pode estar desenvolvendo lesões causadas…

Leia mais

IOP conta agora com UTI Neonatal

A empresa especialista em UTI´S Intensicare inaugurou nesta manhã, 21, mais uma Unidade de Terapia Intensiva no Tocantins, a Intensineo, localizada no Instituto Ortopédico de Palmas-IOP. Esta nova unidade vai contar com 10 leitos destinados aos recém-nascidos. O evento contou com a presença dos sócios diretores da Intensicare, da secretária estadual de saúde, Vanda Paiva,…

Leia mais